terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fé & Ciência. Opostos ou Complementares?


Fé & Ciência. Opostos ou Complementares?

Fé sem Ciência é fanatismo. Ciência sem Fé é ceticismo. É com estes conceitos polêmicos que eu começo com nossa filosofia de hoje. Ambos são assuntos polêmicos, ditos opostos, ditos complementares, assuntos que fascinam e idiotizam, numa sincronicidade impressionante e força devastadora. A Fé que remove Montanhas. A Ciência que tudo Prova. Será que elas são opostas? Ou se complementam? Adoro assuntos polêmicos deste nível. Sem estes assuntos polêmicos, a vida pára, se estagna e os oportunistas dominam pela ignorância. Vamos ao nosso assunto:

Fé X Ciência: É notável o quanto o ser humano se distanciou da busca pelo espiritual quando a ciência aportou neste mundo. Um conjunto de estudos e métodos que prometia explicar a tudo, de forma provável e quase infalível, diferente das religiões desta época, que ainda tinham uma visão muito fechada do mundo. A Ciência veio, na minha humilde opinião, tirar o ser humano da chamada Idade das Trevas, numa miscelânea de preconceitos (alguns que duram até hoje), superstições, dogmas ou simplesmente ignorância que a Idade Média trouxe para a humanidade, com o punho de ferro das religiões fundamentalistas, à citar, a Igreja Católica. Sabemos que alguns cientistas da época foram parar na “Santa” Inquisição, tendo que negar seus conhecimentos e ser absolvido ou confirmá-los perante o nefasto conselho e sofrer com a “purificação” através da Fogueira!!! Ou seja, a ciência da época incomodava e muito todos os poderosos pontifices, que se utilizam desta e de outras formas, para tentar conter algo inevitável, a saída do ser humano da ignorância plena. Deste então começou a disputa Fé X Ciência.

Ciência X Fé. Mas também houve o exagero do outro lado. Já na Idade Moderna, o racionalismo do ser humano atingiu limites alarmantes, chegando ao nível do Ceticismo. Com uma Ciência forte, incentivando a humanidade á buscar o conhecimento, pode-se mudar de “bode expiatório”, colocando a ciência como novo “deus” dessa época. Com a criação do capitalismo e a produção em massa, o pensamento humano mudou drasticamente, voltando sua vida para as industrias, tirando da natureza o título de provedora da vida, passando a creditar tal espaço para a urbanização, a padronização do estilo de vida e ao consumismo. Perdeu-se nesse processo a identificação com a natureza, com a obra de Deus, passando a identificar-se com a obra do homem, da ciência, tendo a natureza uma função secundária, a de fornecedora de matérias primas. Assim, o nível de humanismo despencou, e uma nova forma de ignorância surgiu, o escravismo operário. Com o avanço da ciência, o ser humano teve novamente que se sujeitar à vontade dos homens, antes dos cléricos, agora dos empresários. O Escravo foi libertado para ser escravo de outro. Avanços no nível tecnológico, queda no nível humanístico. Assim é a era da Ciência.

Neste cenário, Fé e Ciência são opostos, quase inimigos. Uma luta de poder, de ego, uma tragédia “grega” mundial, onde o vazio no coração do homem é capaz de corromper tudo, corromper a fé, corromper a ciência. Com uma liberdade controlada, e cada vez mais controlada, a humanidade sofre, nos tempos de hoje, com um processo de dominação mental, uma lavagem cerebral, onde seus valores estão invertidos, seu coração não é mais seu mestre, seu mestre agora é o Medo. Leis idolatras, corruptas, unilaterais, pintadas de rosas pelo absolutismo. A Democracia é falha, pois permite erros, permite que o homem tenha ferramentas para a liberdade, mas lhe usurpa o conhecimento para utiliza-las. Ou seja, a humanidade em tese é livre, mas na pratica é mais controlada agora do que antes. E a ferramenta para esta controladoria é a ignorância e o medo. Sim, a ignorância em plena era da Ciência. Ignorância não é falta de Conhecimento, é falta de Sabedoria. Conhecimento é teoria. Sabedoria é prática. E o ser Humano não sabe disso, não tem tempo para pensar nisso. Tomaram nosso tempo, nosso dinheiro, nossa paz. Que belo plano hein?

Mas nem tudo é má noticia. Hoje em dia, muito tem se pensado nesse assunto, e logo pensou na união Fé/Ciência. Muitas correntes de pensamentos já se voltam para tal fato. Fé é Ciência como complementares. Assim como o yin/yang, complementares. Humanismo com Dinamismo. Espiritualidade com Materialidade. Devoção com Ação. Fé com Ciência. Meditar a Fé que palpita no coração, com a capacidade criativa de uma Ciência, com sua metodologia de trabalho, tendo assim um caminho do meio harmônico em ambos os pólos.

Fé sem Ciência é Fanatismo. Ciência sem Fé e Ceticismo. O encontro dos dois pólos pode nos trazer o equilíbrio que sempre desejamos, a harmonia que almejamos, a verdade que merecemos.

Pensem nisso.

Com Carinho Compartilho.

Anjo Guardião Branco.


P.S.: Coloquei a imagem de um lindo Jardim, em homanagem á Primavera, que logo chegará.

Um comentário:

E.I.R. disse...

Saudações irmão,

Gostei muito deste tema, e também de sua exposição, tanto bem escrita, quando bem argumentada.

Alguns ainda hoje mantém o dualismo da Fé x Ciência, tal qual o dualismo Materialismo x Espiritualidade. Mas como bem o amigo disse um sem o outro poderá incorrer em erro. Os equilíbrios e justas medidas aqui vem balancear e trazer chaves para que entendamos os dois lados, talvez até como interdependentes. Religião acima da lógica, da razão poderá chamar-se fundamentalismo e fanatismo. Ciência lógica e racional exclusivamente, poderá chegar ao ceticismo.

O parabenizo pelo artigo. Gostaria de aproveitar para dividir uma citação sobre diferença de conceitos que li ontem. Saber x conhecer x sabedoria.

Sabemos que existem vários planetas, mas não os conhecemos. Se já fomos lá e os estudamos, então passamos a conhecer. E se aplicamos o que conhecemos em benefício da humanidade, passamos então ao terceiro estágio: a sabedoria.

Um fraternal abraço. Paz, Luz, Vida e Amor!

E.I.R.