terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Fadado Sentimendo do Ser





O Fadado Sentimento do Ser


Eis que mais uma vez, nos pegamos envoltos nos sentimentos.


Nos pegamos envolvidos em coisas surreais, em situações complexas, complicadas por nós. Mas, quando agimos, vemos que na verdade, aumentamos a intensidade deste caso, exagerando seu valor. Até onde os sentimentos nos completam?


Costumo dizer que nos completa em tudo. Seria como um “toque especial”, uma característica típica do ser humano, um algo que faz seu caráter. A personalidade é criada a partir do conhecimento que temos lidando com tais sentimentos. A sabedoria vem da experiência que temos lidando com tais sentimentos. A evolução é atingida quando passamos a entender, vivenciar e iluminar tais sentimentos. Então, entende-se que os sentimentos nos completam.


Mas sabemos que a Humanidade de hoje não gosta de sentimentos. Não gosta, por que os sentimentos não vêem protocolos, regras, leis, nem mesmo códigos. Como o ser humano é essencialmente racional (o que é ridículo ao meu ver), ele deve sempre colocar a “cabeça na frente do coração”, o que lhe causa dores na alma, dores profundas, que não são entendidas e causam um dos maiores males da humanidade, a Depressão. Esta história de ser humano essencialmente racional é pura propaganda enganosa, propaganda vendida pelos “ditadores do consumo”, seres que já se venderam para o mundo e querem ver outras pessoas caindo nos mesmos males. Conhece aquela história, “ Se eu cai, levarei muitos comigo”? Ela é bem real...


Então, eu questiono, até onde os sentimentos nos completam?


É normal o ser humano fazer uma confusão essencial; Confunde-se sentimentos com emoções.
Sentimentos são mais duradouros, mais profundos e essenciais, como o Amor, Lealdade, Dignidade. Já as emoções são mais momentâneas, mais racionais e supérfluas, como a paixão, interesse, moralidade descabida. Uma diferença essencial entre sentimentos e emoções é que os sentimentos, são duradouros ou até mesmo eternos, já as emoções são um algo do mundo, são voltados à aparência e situação, geralmente são finitos. Quando uma emoção torna-se pura, ela se eleva e chega a se transformar num sentimento. É típico das relações amorosas humanas, começar com uma mera paixão e se tornar uma sentimento puro, o Amor. Este assunto seria alvo de muitas outras reflexões.


A confusão, a falta de espiritualidade vivenciada, e até mesmo a falta de orientação adequada, faz com que o ser humano “patine” nas vivências mais importantes do seu ser. Pior ainda, é cair na racionalidade desmedida e pensar que sabe-se tudo sobre o todo. Digo que neste estado, o ser humano já deixou de “ser humano”, tornou-se maquina, escravo, zumbi. Privou-se dos sentimentos, pois tornou-se apenas racional.


Uma coisa tenho que esclarecer, tanto emoções quanto sentimentos são importantes. O racional também é importante, não há duvida, mas existe um exagero aqui. Como o yin/yang, o símbolo do equilíbrio, um cresce ao lado do outro, um completa o outro, ou seja, um não é maior que o outro e todos estão nos seus lugares. Mudar isso causa as confusões.


Digo, que os sentimentos são nosso elo de ligação com o Divino. Claro, como disse anteriormente, com sua medida. Neste pensamento então vamos filosofar, qual é a formula para esta felicidade?


A Harmonia.


Vivemos num mundo de ilusões, concordo. Um mundo onde a aparência é tudo, e o todo deve ser buscado com toda a força, as vezes numa força que o ser ainda não tem. Deve-se, então, encontrar o caminho do meio. Não podemos viver sem buscar a satisfação de nossas necessidades, acho que temos direito sim ao conforto, á abundância, á leveza do ser. Mas claro, com Equilíbrio. Também não podemos ficar sem nossa espiritualidade, nossa busca profunda, da Fé, da dignidade, do reencontro do si mesmo, mas também com Equilíbrio.


Então, voltando ao questionamento, até onde o sentimento nos completam?


Em tudo. Pois são eles que nos elevam á Casa do Pai. Pois são eles que nos permite refletirmos sobre nós mesmos. São eles que nos faz encontrar nossa dignidade quando o mundo nos afronta. Assim, somos impelidos á olhar para dentro, para nosso Coração. Vale a pena buscar.


Não apenas pense nisso.
Sinta isso.


Com Carinho Compartilho;


Anjo Guardião Branco.
P.S.: Coloquei a foto de um Ipê Amarelo, simplesmente por que estamos na época dele...

2 comentários:

E.I.R. disse...

Cá estou eu nobre amigo, visitando seu templo.

Acredito que foi mais uma vitória nas batalhas do dia-a-dia escrever este fabuloso tópico. Pois mesmo que eu perceba o sentimento carregado que acercava sua alma, ainda teve êxito nas inspirações e nos brindou com mais essa gota de luz.

Acredito que da mesma forma que é impossível não fazermos escolhas, pois não decidir sobre algo já é uma escolha, também é impossível que sejamos destituídos de algum sentimento, pois ele é inerente ao ser divino, e tomo para mim que ele é expressão mais sincera do ser, de uma forma ou de outra que o ser se encontre.

Quanto a qualidade deste sentimento encontramos então infinitos estados, e tenho para mim que se não buscarmos a Harmonia que o amigo menciona com relacão a tríade emoção-sentimento-racionalidade, não poderemos divisar aqueles sublimes sentimentos que nos engrandecem e nos aproximam de Deus.

Para encerrar eu digo, viver apenas na racionalidade e materialismo, sem sentimento, é não viver, é não aceitar a dádiva maior, é simplesmente... como uma noite de sono, com um sonho turvo ou outro.

Abraço fraterno!

Anjo Guardião Branco disse...

Obrigado pelas suas sábais palavras, Nobre amigo. Muito me fez pensar com suas palavras, pois o momento de reflexão é inesgostável para aqueles que buscam a Harmonia, um momento sagrado na busca de si mesmo. Agradeço por mais esta partilha de luz, a que vc nos brindou.

Luz e Paz, Amor e Honra.

Anjo.