terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Fadado Sentimendo do Ser





O Fadado Sentimento do Ser


Eis que mais uma vez, nos pegamos envoltos nos sentimentos.


Nos pegamos envolvidos em coisas surreais, em situações complexas, complicadas por nós. Mas, quando agimos, vemos que na verdade, aumentamos a intensidade deste caso, exagerando seu valor. Até onde os sentimentos nos completam?


Costumo dizer que nos completa em tudo. Seria como um “toque especial”, uma característica típica do ser humano, um algo que faz seu caráter. A personalidade é criada a partir do conhecimento que temos lidando com tais sentimentos. A sabedoria vem da experiência que temos lidando com tais sentimentos. A evolução é atingida quando passamos a entender, vivenciar e iluminar tais sentimentos. Então, entende-se que os sentimentos nos completam.


Mas sabemos que a Humanidade de hoje não gosta de sentimentos. Não gosta, por que os sentimentos não vêem protocolos, regras, leis, nem mesmo códigos. Como o ser humano é essencialmente racional (o que é ridículo ao meu ver), ele deve sempre colocar a “cabeça na frente do coração”, o que lhe causa dores na alma, dores profundas, que não são entendidas e causam um dos maiores males da humanidade, a Depressão. Esta história de ser humano essencialmente racional é pura propaganda enganosa, propaganda vendida pelos “ditadores do consumo”, seres que já se venderam para o mundo e querem ver outras pessoas caindo nos mesmos males. Conhece aquela história, “ Se eu cai, levarei muitos comigo”? Ela é bem real...


Então, eu questiono, até onde os sentimentos nos completam?


É normal o ser humano fazer uma confusão essencial; Confunde-se sentimentos com emoções.
Sentimentos são mais duradouros, mais profundos e essenciais, como o Amor, Lealdade, Dignidade. Já as emoções são mais momentâneas, mais racionais e supérfluas, como a paixão, interesse, moralidade descabida. Uma diferença essencial entre sentimentos e emoções é que os sentimentos, são duradouros ou até mesmo eternos, já as emoções são um algo do mundo, são voltados à aparência e situação, geralmente são finitos. Quando uma emoção torna-se pura, ela se eleva e chega a se transformar num sentimento. É típico das relações amorosas humanas, começar com uma mera paixão e se tornar uma sentimento puro, o Amor. Este assunto seria alvo de muitas outras reflexões.


A confusão, a falta de espiritualidade vivenciada, e até mesmo a falta de orientação adequada, faz com que o ser humano “patine” nas vivências mais importantes do seu ser. Pior ainda, é cair na racionalidade desmedida e pensar que sabe-se tudo sobre o todo. Digo que neste estado, o ser humano já deixou de “ser humano”, tornou-se maquina, escravo, zumbi. Privou-se dos sentimentos, pois tornou-se apenas racional.


Uma coisa tenho que esclarecer, tanto emoções quanto sentimentos são importantes. O racional também é importante, não há duvida, mas existe um exagero aqui. Como o yin/yang, o símbolo do equilíbrio, um cresce ao lado do outro, um completa o outro, ou seja, um não é maior que o outro e todos estão nos seus lugares. Mudar isso causa as confusões.


Digo, que os sentimentos são nosso elo de ligação com o Divino. Claro, como disse anteriormente, com sua medida. Neste pensamento então vamos filosofar, qual é a formula para esta felicidade?


A Harmonia.


Vivemos num mundo de ilusões, concordo. Um mundo onde a aparência é tudo, e o todo deve ser buscado com toda a força, as vezes numa força que o ser ainda não tem. Deve-se, então, encontrar o caminho do meio. Não podemos viver sem buscar a satisfação de nossas necessidades, acho que temos direito sim ao conforto, á abundância, á leveza do ser. Mas claro, com Equilíbrio. Também não podemos ficar sem nossa espiritualidade, nossa busca profunda, da Fé, da dignidade, do reencontro do si mesmo, mas também com Equilíbrio.


Então, voltando ao questionamento, até onde o sentimento nos completam?


Em tudo. Pois são eles que nos elevam á Casa do Pai. Pois são eles que nos permite refletirmos sobre nós mesmos. São eles que nos faz encontrar nossa dignidade quando o mundo nos afronta. Assim, somos impelidos á olhar para dentro, para nosso Coração. Vale a pena buscar.


Não apenas pense nisso.
Sinta isso.


Com Carinho Compartilho;


Anjo Guardião Branco.
P.S.: Coloquei a foto de um Ipê Amarelo, simplesmente por que estamos na época dele...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Sabedoria do Bambu





A SABEDORIA DO BAMBU


Eis que uma vez, o jovem monge Takaurana viajava em seus pensamentos, meditava em busca das respostas, respostas estas nunca alcançadas em plenitude. Certa vez, estes questionamentos foram tantos, que o jovem monge resolveu pedir conselhos ao seu Mestre. Na sua mente, dilatava uma idéia de como conseguiria atingir a iluminação, se nem mesmo conseguia atingir a Paz Interior. Nos seus momentos consigo mesmo, quando sentava em posição de lótus e buscava a iluminação com Buda, tudo ia bem, até que pensamentos oriundos do mundo lhe tomava a mente. Não conseguindo mais restabelecer a calma, tinha que parar a meditação. Ficava profundamente frustrado, por não conseguir estabelecer um contado duradouro com os Reinos de Luz. Depois de contar ao Mestre o quê acontecia, envergonhado, ele sentou no chão, choroso. Sentia-se inútil pela sua fraqueza. O Mestre, na sua infinita Sabedoria, o contemplava com compaixão. Nutria por Takaurana um amor de pai, algo que transcendia qualquer materialidade. Deixou o jovem monge chorar, deixou ele limpar sua alma daquele peso. Depois, levantou-se de sua cadeira, caminhou até Takaurana e limpou suas lágrimas. Observou que o jovem monge já havia se acalmado e pediu para que ele o acompanhasse. Ambos andaram até o terraço do templo, onde uma tempestade se desenrolava. Uma forte rajada de vento vinha do Sul, praticamente era um tornado. O Mestre disse para Takaurana observar a mata que era atingida pelo forte vento. Lá havia uma arvore frondosa, altiva, bem enraizada no solo. Logo um pouco abaixo, havia uma plantação de bambu. A arvore, quase não sentia a passagem do vento, apenas suas folhas e galhos mais fracos balançavam ao sabor do vento. Já o bambu, mexia e remexia com os golpes que o vento impiedosamente lhe aplicava. Observando isso, Takaurana disse ao Mestre:


- Os Bambus serão destruídos, Mestre. Eles não tem capacidade de oferecer resistência ao vento, diferente da arvore que é forte e bem resistente.
- Que lição você tira disso, meu discípulo?
- Que eu devo ser como a arvore. Forte, rígido, firme no chão. E não como o bambu, que é mole e flexível.
- Observe novamente, jovem monge.


O Mestre apontou para um detalhe. Takaurana procurou observar, e pode ver que o vento tinha virado um tornado. Este sugava tudo ao seu redor. O bambu, mole e flexível, rendeu-se ao vento, chegando á tocar o chão. Já a arvore, que estava sempre firme, quando recebeu este golpe de vento, acabou por ceder depois de alguma luta e foi jogada no chão, derrotada. Quando o vento já tomava uma forma assustadora, o Mestre aconselhou ambos á entrarem. Takaurana obedeceu o Mestre, mesmo estando assustado com o ocorrido. Assim que a tempestade terminou, o Mestre convidou o jovem monge a ir até o terraço. Uma vez lá, pediu para Takaurana observar a mata. Daí o jovem monge teve um susto. A arvore não estava mais lá! E o bambu, embora deitado e um pouco retorcido, ainda estava lá. Takaurana virou para o mestre, espantado pelo ocorrido, e antes dele falar algo, o Mestre o adiantou:


- A Arvore é você, o Vento, seus pensamentos. Se você for rígido e firme, uma hora cairá derrotado. Mas, se você for o bambu e souber ser mole e flexível, conseguirá vencer os pensamentos.


E o Mestre continuou:


- Desenvolva a Sabedoria do Bambu. Não ofereça resistência. Simplesmente permita que sua Mente divague. Chegará uma hora em que ela se cansará e neste momento, é você quem será vitorioso. Nada vence a Sabedoria do bambu, que é a constância, dedicação e a flexibilidade.


Depois deste ensinamento, Takaurana agradeceu ao Mestre e voltou ao seu quarto. Lá pôs o mais perfumado incenso, acendeu a mais bela vela, e pôs-se a meditar. Deste dia em diante, conseguir meditar todas as vezes, dando atenção aos pensamentos, mas não perdendo a direção da sua meditação.


“ Se permitimos que passem por nós, sem oferecermos resistência, mas não perdendo nosso objetivo, poderemos vencer sempre, pois nossa dedicação é ouro, a constância é prata e a flexibilidade é jade. Não permita que o atinjam, mas também não ofereça resistência, apenas desvie, e se sua dedicação for maior, vencerá pelo cansaço. Esta é a Sabedoria do Bambu.”


Com Carinho Compartilho;

Anjo Guardião Branco

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Código de Ética dos Índios Norte Americanos

Aproveitando o grande movimento que tivemos com a publicação de " O Xamã ", publico aqui um e-mail que recebi de uma amiga, com o Código de Ética dos Índios Americanos. Diziam no passado que este povo era selvagem, atrasado e que nem como pessoas poderiam ser considerados. Hoje isso mudou, pois em muitas correntes de pensadores, percebemos que na verdade, eles estão mais adiantados que nós, pelo menos moralmente, devido à suas ações em relação para com seus irmãos. O objetivo dessa publicação é trazer algo prático sobre o caminho do Xamã e tbm trazer um código de Conduta prático, ético e evoluído, com conceitos bastante praticáveis se forem vivenciados com vontade, podem trazer benefícios à médio prazo para uma pequena comunidade. É uma pena que eu tenha perdido a autoria deste código, mas caso algum leitor o saiba, favor me informar. Segue o código:

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos falar.

2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3. Procure conhecer-se por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.

6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo voltará multiplicada a você.

9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal.

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional, e seu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO
Deste conselho participam as tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana).


Luz e Paz a todos os seres que desejam a Harmonia. Amor e Honra a todos os seres que vivenciar de verdade esta ética.
Paz em todo o Universo.
Com carinho compartilho;
Anjo Guardião Branco.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Poesia - Templo de Rosas





Templo de Rosas


No momento mais digno do meu ser,
sentia o cheiro de rosas trazida pelo vento,
uma esperança que renascia, que voltava,
à casa do meu coração.


Neste templo, onde tudo aconteceu,
recebi minha oferenda,
de bravos deuses,
por méritos que conquistei.


Méritos, para o mundo, sem valor,
valorizados apenas por dignos,
aqueles que têm o conhecimento,
que não são limitados por este.


Mas, o que são méritos,
para estes amados?
São conquistas sobre a carne,
da cerne humana.


São conquistas sem morte,
sem guerras humanas inúteis,
pelo contrário, são de evitá-las,
fazer inimigos dar-se as mãos.


Sem nenhuma intenção de orgulho,
estes seres humildes, desprendidos,
são despidos da inveja humana,
são desatados com a materialidade.


Por isso nesse mundo, eles não vem,
mandam seus agentes, bem-amados,
que com reverência descem ao mundo,
em forma de anjos, de servos.


Aqueles que têm imponência,
tocados pela divina presença,
protegidos pelos anjos,
amados pelos mestres.


Eu vivia na escuridão,
não sabia da minha natureza,
nem sequer seguia,
esta tão gloriosa missão.


Agora eu voltava à este patamar,
reuni todas minhas velhas forças,
aprendi de novo à ama-las,
voltei a ser meu verdadeiro ser.


Neste cheiro de rosas,
onde mais nada importava,
reconheci meu talento,
de entidade divina.


Neste belo Templo,
onde mais nada importava,
voltei a ser eu,
meu coração alegrara.


Onde estou agora,
local iluminado por Deus,
reencontrei meu caminho,
que foi perdido neste mundo vazio.


Agora em meu pleno ser,
voltarei a seguir pela Luz,
onde minha vida se reencontrou,
com a vontade de viver.


Anjo Guardião Branco