quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Sabedoria da Tempestade






Takaurana e a Tempestade


Eis que no seu momento de meditação, Takaurana, o jovem monge, se via vencido pelas mágoas do seu ser, nos seus momentos de elevação, via-se sempre meditando no alto de uma montanha, toda dourada e a seu lado, a imagem do Buda, toda dourada também. Sempre que ia neste Nirvana, podia desfrutar da presença do Grande Mestre, mas em determinado momento, via seu Nirvana ser apoderado pela Tempestade. Nuvens negras, com relâmpagos e trovões, surgiam do nada e avançavam rápido até a sua Montanha. Lá, tomada pela escuridão, a imagem do Buda sumia, Takaurana ficava na escuridão, sozinho. Voltando das suas meditações o jovem monge pôs-se a entender o quê poderia significar aquela tempestade, tendo ela tão nítida na sua mente, roubando-lhe a presença de seu Mentor. Muito pensou e chegou à conclusão de que a Tempestade tem haver com água, tem haver com o ar, o vento, o céu. Então, relacionando tais conclusões, ele pode notar que seria uma invasão das suas sombras, pois sabia que água significava seu emocional, já o ar e o vento, significavam sua mente em movimento, seus pensamentos, já o céu escuro, poderia significar sua sombra. Assustado, Takaurana pediu uma conversa com o Mestre.


O Mestre buscava a compreensão de um lótus, estudando-o num pântano próximo ao Templo. Notando que o jovem monge se aproximava, o Mestre terminou por hora sua observação, pois sentia que o jovem monge não estava equilibrado. Sentou-se em posição de lótus e aguardou a chegada de Takaurana. Já o jovem monge, quando já cumprimentava o Mestre, pediu perdão pela sua falta de compreensão, que o conduziu a atrapalhar o Mestre, na sua busca pela iluminação maior. O Mestre, na sua grandiosa bondade e benevolência, pediu para o jovem apenas se concentrar na sua questão, não em detalhes de pouco valor. Takaurana pôs-se em posição de lótus, acompanhando o Mestre e descreveu seu problema. Depois de ouvir atentamente, o Mestre sentiu-se aliviado, sentiu a maior dádiva que um Mestre pode sentir; Seu discípulo estava evoluindo. Sentindo uma lágrima correr seu olhos, o Mestre tocou no ombro de Takaurana e discursou:


- Meu querido filho, sinto-me feliz no dia de hoje. Você já dá sinais de evolução, pois a tempestade em sua mente demonstra o quanto você cresceu...
- Evolui? Não compreendo... Eu não venci minha Sombra...
- Não venceu, mas já tem capacidade de entendê-la. Por isso ela te lembra, nos seus momentos de meditação, que ela existe e precisa ser entendida. Lembre-se: A Harmonia existe no caminho do meio, é necessário entender tanto o lado escuro como o lado iluminado, para encontrar a síntese de ambos.
- Então, querido Mestre, eu não devo fugir da Sombra, e sim ir ao encontro dela?
- Exatamente. É necessário que haja a Tempestade para haver a Criação.


Depois desta semente de Luz, o jovem monge agradeceu ao Mestre beijando-lhe as mãos. Este Mestre lhe é tão querido quanto um pai. Depois suavemente se levantou e voltou ao Templo, para mais uma vez buscar a iluminação, mas dessa vez, buscará a iluminação através da Sabedoria da Tempestade.


“Sou terrível, indomável, assustadora.
Sou destruidora, renovadora.
Minhas chuvas trazem água para os reinos vegetal, animal e mineral. Meus ventos trazem as nuvens poderosas, carregadas com relâmpagos e trovões, que causam incêndios e mudanças.
Minha escuridão, faz te lembrar da sombra, que são todos os teus sentimentos reprimidos e indesejáveis, mas que necessitam serem entendidos teus motivos.
Sou mensageira da mudança. Sou a ceifadora da estagnação. Sou a mãe das chuvas e dos ventos.
Sou a Tempestade.
Sem a devida renovação, não há criação nem evolução.
É necessário morrer para renascer numa nova vida.
Esta é a minha Sabedoria.
A Sabedoria da Tempestade.”

Com Carinho Compartilho,


Anjo Guardião Branco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como é bom estar aqui e poder desfrutar de mais uma linda e inspiradora leitura...esta em especial me fez refletir nas mudanças que ocorrem,mudanças que nos propomos a fazer na busca de evoluir como pessoa, tornado-nos, e por estarmos tão preocupados se estamos atingindo o que queremos não percebemos que já estamos próximos, e que bom...quando alguém nos abre os olhos e diz você está conseguindo...foi um pequeno passo...mas pra quem está na caminhada foi um enorme, e o sentimento que surge é contagiante de forma que os passos seguintes parecem até que se tornam mais prazeirosos...
Obrigada por ter compartilhado está linda leitura!
Amor e paz!

Anjo Guardião Branco disse...

Agradeço pelas apaixonantes palavras, meu Amor. Seu comentário para mim é muito compensador e inspirador.

Luz e Paz, Amor e Honra.

Namastê.