sexta-feira, 20 de julho de 2007

Toques de Luz I - Terapia Preventiva, importância à Flor da Pele



Prevenir é melhor que remediar, dizia este sábio dito popular. Muito sábio mesmo, pois é prático saber que é possível evitar uma doença apenas com uma prevenção. Nem todas as pessoas sabem, o que me entristece, é difícil para mim entender que uma pessoa não conhece o seu próprio corpo.


É muito conhecido a triste trajetória das pessoas que não se cuidam. Por exemplo, aquela pessoa que se considera “forte”, quando pega uma gripe, não cuida, toma chuva, toma sereno e depois dá um espirro e diz: “ Uma gripinha não me derruba”. Em alguns dias, esta pessoa esta de cama, com uma gripe braba, ou talvez até pneumonia. É facilmente curável a gripe, até mesmo a pneumonia tem uma cura garantida, se você procurar o especialista certo, mas como ficará o corpo depois disso? Curado, claro, com boa saúde, forte, “pronto para outra” como dizem por aí, esquecendo-se que mais importante que curar, é aprender à não mais adoecer. Simplesmente curar não resolve, pois certos aspectos de algumas doença não se curam tão facilmente, ou seja, em termos práticos, o corpo fica mais vulnerável à doença, se não for bem cuidada.
Poderíamos ter evitado todo este comentário se tivesse prevenção.


Ir ao médico regularmente não mata ninguém. Num trágico dito popular, é conhecido que “o médico vive arrumando doença”. Isso não é verdade. Todo profissional da saúde busca fazer seu paciente compreender que, em certos casos, seus métodos alimentícios, sociais, ou até mesmo familiares são prejudiciais à saúde, como por exemplo, misturar álcool com cigarro, comer carne engordurada, excesso de doce, e até mesmo má convivência com os vizinhos, causam doenças que poderiam ser evitadas, afinal, todos os aspectos de saúde são importantes, até mesmo a saúde mental.


Então, eu digo que conhecer a linguagem do seu corpo é importante. Pouca gente sabe, mas o corpo dá sinais de doença. Como um carro que apita quando o combustível está acabando, o corpo alerta, quando não está saudável. Má noites de sono, cansaço sem motivo aparente, dores nas costas, dores nos pés, são sinais que o corpo dá de várias doenças, basta as pessoas saberem disso.


Como diria minha avó, o médico é um dos seus melhores amigos, pois um amigo de verdade sabe a hora de bater nas costas, como também a hora de puxar a orelha.


Termino este texto com uma frase do Mestre Usui, um dos maiores sábios do Reiki: “ A Cura mais importante é a do Espírito”.


Seja cura, pratique saúde.


Luz e Paz, Amor e Honra


Anjo.

Nenhum comentário: