sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Raízes e Ramificações




Em algumas mitologias, o universo é explicado como uma grande árvore. Um exemplo, é a Yggdrasill, o freixo dos mundos, da mitologia nórdica. Este Freixo é o sustentáculo do universo, onde sustenta tanto o mundo dos homens, como o mundo dos deuses, dos gigantes, dos monstros, dos elfos, entre outros. É interessante esta explicação do universo, uma forma muito poética e digna de se explicar nossa existência.


Os Nove Mundos da mitologia nórdica se situam em determinadas partes da Yggdrasill, que determina sua situação nesta mitologia. Todos os mundos são tocados pela sombra do freixo e suas raízes vão à determinados mundos.


Eis que baseado nas maravilhosas histórias da Eddas da antiga Escandinávia, Germânia, e outros países do norte europeu, é que questiono sobre Raízes e Ramificações.


Ramificações segundo um dicionário on-line, é se dispor em ramos, em divisões ou sub-divisões de um caule. Já Raiz é definido como um órgão das plantas vasculares de fixação e absorção, normalmente subterrâneo.


Então, neste pensamento, podemos dizer que Raiz seria algo que buscamos, nosso íntimo, e também nossa origem, e Ramificações as divisões e sub-divisões do nosso caminho até nosso objetivo, que seria a copa da árvore.


A Questão é: De onde viemos? O que buscamos dentro de nós? Como trilharmos nosso caminho? Qual é o nosso objetivo?


Pergunto à todos nós; Já pensamos nisso? Em alguma momento da vida?


Sei que esta questão mais traz perguntas que respostas. Mas lembremos nossas respostas, elas sempre moraram conosco.


Qual é a nossa raiz? Alguns terão a resposta rápida, nasci em determinada família, país, povo, cidade, etc. Mas só isso não responde a pergunta. Cada povo, uma cultura, mesmo se inserido no mesmo país, pois os limites de um país é uma questão política, e não cultural. É comum vermos culturas iguais em países diferentes. É importante sabermos de qual país viemos, de qual familia somos descendentes, de qual sociedade somos formados. Mas estas respostas são apenas exteriores à nós, trazendo apenas pistas de quem realmente somos, pois as raízes, como já dissemos, é algo íntimo, interior, subterrâneo.


Quem realmente somos?


Só esta pergunta já dá vazão à muito questinamento, filosofias, teologias e pensamentos. Mas sabemos que esta é uma questão muito importante, que nos levará ao crescimento. A Grande verdade é que nós sabemos quem somos, só não nos lembramos...


Um dia, procure esta resposta, pergunte á si mesmo de onde você vem. Tenha esta compaixão consigo mesmo, pois esta informação é importante para nos definir como cidadãos do universo. Tenha esta auto-dignidade.


Agora mais uma questão, se não conhecemos nossas raízes, como saberemos nossos ramos? Também já sabemos, mas é importante lembrarmos...


Assim como a Mitologia Nórdica, nossa vida é um mistério. Um Grande e delicioso mistério, onde o maior mérito é encontrar nossa maior Herança, que é a Consciência.


No próximo tópico, vamos meditar sobre a 2º pergunta, “O que buscamos dentro de nós?”


Se desejas saber mais sobre a mitologia nórdica, eis que aqui tem um ótimo site para pesquisas:




Luz e Paz, Amor e Honra.


Anjo.

Nenhum comentário: